sábado, 20 de fevereiro de 2010

Adaptação

Este tema é sempre a tônica do início do ano em todas as Instituições de Ensino. Nas escolas de Educação Infantil nos debruçamos sobre o tema preparando os professores e funcionários, pois nesta faixa etária (de 0 a 6 anos) tanto a criança como sua família passam por um processo de adaptação importante, afinal é a primeira experiência escolar de ambos e a maneira como acontece terá influências e reações marcantes para a família e para a criança.
Como Psicóloga Escolar o foco do meu trabalho é o emocional, que nesta fase da vida necessita de um olhar cuidadoso. Trabalhar como Psicóloga em instituições de ensino é trabalhar com saúde e prevenção.
Para nossa reflexão destaco aqui o autor Miguel A. Zabala que diz: “tudo na Educação Infantil é influenciado pelos aspectos emocionais: desde o desenvolvimento psicomotor, até o intelectual, o social e o cultural”.
“A emoção age, principalmente, no nível de segurança das crianças, que é a plataforma sobre a qual se constroem todos os desenvolvimentos. Ligado a segurança está o prazer, o sentir-se bem, o ser capaz de assumir riscos e enfrentar o desafio da autonomia, poder assumir gradativamente o princípio da realidade, aceitar as relações sociais, etc”.
Na Educação Infantil a criança começa a primeira etapa da educação básica e então família e escola se complementam para haver um desenvolvimento integral. A aliança escola-família fortalece e facilita o ingresso da criança nessa nova comunidade.
Como bem descreve Winnicott “a função da Educação Infantil não é a de substituir a ausência da família, mas ampliar o papel que as mães desempenham nos primeiros anos da vida da criança”.
Por esses motivos a daptação deve acontecer de forma gradativa, introduzindo a criança aos poucos neste novo ambiente, familiarizado-a com a equipe junto com o adulto que a acompanha. Aos poucos o adulto que acompanha sai do espaço e a criança vai ganhando autonomia e confiança para “desbravar” esse novo ambiente.
Como profissionais de Educação precisamos estar atentos as crianças, aos pais e a nossa formação para melhor atendermos a clientela desta faixa etária.
Marcia Doria

Um comentário:

Conect Saberes disse...

Vale adicionar a idéia de que crianças pequenas podem agir de diferentes maneiras frente ao novo desafio, que é entrar numa escola. Elas podem se mostrar curiosas, amedrontadas, agressivas, podem até "se prender à mãe" na porta da sala de aula, evitando o primeiro contato! Estas são manifestações típicas desse momento. Ao adulto, cabe a tarefa de assegurar à criança uma passagem tranquila do ambiente familiar ao ambiente escolar, ajudando-a, com confiança, nesta transição. Acolhendo suas dúvidas, mas também estimulando ao convívio social com outras crianças e adultos. A base emocional ajudará a criança a desenvolver vínculos afetivos com os demais, aumentando sua capacidade de vida em grupo.

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